domingo, 27 de junho de 2010

Cultura futebolística

Quando eu era criança, lembro vagamente de algum professor fazer uma crítica ao modo com que o brasileiro via a copa do mundo de futebol. Acho que ele chegou a citar "pão e circo", mas se comentou eu não entendi na época. Querem uma verdade? O período da copa do mundo cega as pessoas para problemas reais que estão acontecendo no mesmo momento, e de uma forma muito simples: falta de informação. Os grandes jornais estarão muito ocupados comentando jogos ou fazendo conjecturas sobre o campeão para informar, por exemplo, sobre a situação do vazamento de petróleo que era a principal notícia pré-copa. Quem sabe que coisas importantes e que mereciam atenção podem estar perdendo espaço para a paixão nacional.Se minha memória não falha, aquele professor estava bravo por casos de corrupção terem sido abafados em função disso, portanto o pão e circo. Dê a eles comida e diversão e reinará por 100 anos.

A questão aqui é se alguém realmente parou pra pensar se quer ter isso como parte da sua cultura, e as coisas que isso implica. Tudo bem que é o esporte preferido do país, que crianças jogam pelas ruas, que temos tradição, mas até que ponto nossa vida pode girar em função disso? Os dias de jogos do Brasil estão sendo tratados como meio-feriados, as lojas fecham, o comércio para, a atenção é toda voltada pra uma televisão por quase 2h. Não que eu esteja reclamando, adoro uma folga e gosto de ver o futebol da seleção, mas por que não se faz isso pro vôlei, se também existe uma tradição do Brasil na competição? E se fizéssemos isso pra todos os esportes?  Afinal, é só de 4 em 4 anos.
Acho engraçado pensar que se algum país estrangeiro quisesse nos invadir, como se viu várias vezes na história, não teria data melhor para um ataque massivo do que a de uma final de copa. Nem mesmo os dias de carnaval.

Foi só uma coisa que passou pela minha cabeça esses dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário