terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hipérboles

Dizem que o exagero é a base da comédia, e eu sou obrigado a concordar, pelo menos é da forma mais simples dela. Me peguei pensando esses dias como algumas piadinhas ganharam proporções ridículas. Vou citar dois exemplos: 24 e emos.

A piadinha de 24 ser um número gay eu não entendia até pôr os defensores da lei pra trabalhar. A maioria deve saber o motivo, mas uma minoria que (sabiamente) não se importa com essas minúcias provavelmente ignora. Simples, no jogo do bicho, 24 é o número do veado. Agora, qual a importância numerológica disso para o mundo? Uma simples atribuição em um jogo de sorte entre um número e um animal, e de repente fazem piadas sobre dias de aniversário, completar 24 anos, morar no 24º andar, etc. Até  parece que a Bíblia, o Alcorão e todas as paredes dos banheiros públicos do Brasil possuem esse mandamento, a constante do universo, 24 = homo.

Agora, emos. Eu devo ser muito interiorano, porque nunca tinha ouvido sequer falar em emos há uns 5 anos atrás. Continuo nunca tendo visto um que afirmasse ser emo na rua, nem nenhum deles matou minha mãe quando eu era pequeno. No entanto, foi algo incrível como o ódio a eles se propagou mais rápido do que uma epidemia. De repente, todo mundo odiava emos. Perguntando por aí, descobri o seguinte:
- Emos são chorões, só enxergam o próprio sofrimento e passam o dia ouvindo músicas (emocore) depressivas, se lamentando, dizendo que sua vida é uma merda, falando muitas vezes em suicídio embora não tenham a coragem.
Hmm... realmente, vamos odiar eles massivamente, é a solução(?) mais lógica o.O Obviamente eu não ia querer um desses sentado ao meu lado numa viagem de ônibus longa, mas não acho que isso justifique tamanho ódio coletivo. Acho que grande parte disso se deve à adesão das pessoas aos implantes de personalidade. Já que está faltando um pouco, por que não injetar uma dose de personalidade genérica em si mesmo pra ficar mais socialmente recauchutado? Já que muita gente os odeia, afinal, deve haver motivos fortes. Deixando de lado as razões, as conotações cômicas são as seguintes:

- Todo emo é gay, e se pega mulher é porque ainda é enrustido. Se vestem de preto (digi-evolução de góticos?) e usam cabelos franjados, e ouvem músicas tristes pra se fazerem de coitadinhos e sensíveis.
Isso nos leva ao seguinte uso; qualquer pessoa com franja é emo, outrora metrosexuais são emos, músicas lentas são de emo, gel no cabelo é coisa de emo, quer xingar alguém de viado/afeminado então não pense duas vezes, chame mesmo é de EMO! Se me chamassem de emo hoje em dia, não sei se pra me defender mostraria CDs de rock e pulsos sem cicatrizes, ou então roupas coloridas no guarda roupa e o histórico do meu navegador (pensem e entenderão essa).

Piadas quando muito repetidas perdem a graça e começam a ficar maçantes. Muitos memes da internet estão seguindo o mesmo caminho. Piadas boas e inteligentes (diferente dessas que usei como exemplo) estão cada vez mais raras. Estou pensando seriamente em começar um museu de piadas pra todas as que são esquecidas, sofrem discriminação (sejam elas racistas ou não) ou são vítimas de uso excessivo e acabam desgastadas devido a maus elementos que só querem atenção e risadas fáceis.

13 comentários:

  1. Isso me lembrou o teste do babaca -> http://bit.ly/w7KFK

    euaheauehauueahuea
    Tenho q admitir, eu sou babaca xD
    Mas tb sou estranha o bastante pra me render ao seu humor peculiar.

    Alguém perguntou um dia: "O humor evoluiu?" Não, as pessoas que têm ficado menos exigentes.

    E a maioria fica cega e não percebe as sutilezas do humor do dono deste blog, por exemplo.
    Bem, espero por mais atualizações. Até!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do título do post. Coube bem ao conteúdo... E o texto "aliterativo", muito bom!
    Aliteração em "contra's", gostei muito!

    Agora com relação ao conteudo do post:
    Não acho que seja comédia. Eu acho burrice. Sempre soube do lance com o número 24 e sempre achei idiotice. Talvez os palhaços não sejam aqueles que tem "algo a ver com o 24" e sim que prestam atenção nesse tipo de coisa. Eu penso assim.
    Eu odeio emo's... Mas é por um motivo muito mais pessoal. Primeiro pq eles corrompem os ideais do romantismo, segundo pq se trata mais de um movimento modista do que qualquer outra coisa, terceiro porque o exagero deles com relação aos problemas de sua vida é absurdo... Mas, perdão, a palavra não é "ódio", é desprezo.
    Admiro muito o punk e o rock, pq são movimentos que tratam mais de mudar as coisas, do que ficar chorando por elas.
    Agora, sim, chamar as pessoas que usam caracteristicas dos emos, de emos, isso é exagero e um humor tão idiota quanto o do numero 24...

    Vou estar esperando post's novos :D
    Abraços, au revoir o/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários ^^

    No caso, eu quis colocar que do mesmo modo que Emo se tornou uma modinha (que eu felizmente nunca presenciei), odiar eles também virou. E o termo pra essa modinha é ódio mesmo. Ouvi de diferentes bocas "Eu odeio emos!", de pessoas que sei que, como eu, nunca tiveram contato aprofundado com o movimento. Não sei quantos realmente odiavam, mas começou a soar pra mim senso comum. E ódio como senso comum...

    Se você não se importa com conteúdo de importância questionável, convido a ler quando quiser dar uma descontraída xD

    ResponderExcluir
  4. Quem escreveu o blog é emo...

    P.S.: Emo é um nome moderno pra gay...

    ResponderExcluir
  5. É verdade, as piadas estão cada vez mais repetitivas, mas algumas continuam boas apesar do tempo, sempre sendo recicladas.
    Mas a salvação do humor existe e ela tem nome: Gabriel Tavares

    ResponderExcluir
  6. EMO: Som de Fruta.
    Bula: na comunidade de nome acima citado

    lá vc encontra o motivo de tanto "ódio", que eu prefiro chamar de "cuidado" =P

    ResponderExcluir
  7. Ser emo tá na moda, logo ser viado tá na moda?

    ResponderExcluir
  8. Hmmm interessante isso XD
    hmmm sobre 24 nem eh tão tenso... soh quando nº da chamada na escola eh 24... nos primeiros meses eh mó zuera dps ninguem mais liga lol

    as do Emo.. tem bastante chatos pqp o.o" se bem q tudo agora q acontece... te respondem com EMO!! o kra ta com o cabelo grande pakas... todo bagunçado e ainda chama de Emo XD eh engraçado isso o.o

    ResponderExcluir
  9. Parabéns vc consegue usar muito bem as palavras ^^
    Algo que está cada vez mais raro hoje em dia

    ResponderExcluir
  10. De fato...

    Com o tempo, tudo perde a graça...

    Mas bater em emos é moda, talvez a próxima seja prender políticos < (eu duvido) < ou setencear jovens de classe média a alguns anos de cadeia...

    Não custa sonhar né?

    ResponderExcluir
  11. Realmente as piadas de hoje em dia ou são repetitivas ou são sem graça. E eu nem sei quem é pior, se os que aindam contam ou aqueles que conseguem rir. Apesar disso, ainda sobraram alguns "sobreviventes" no quesito humor inteligente e original.

    ResponderExcluir
  12. Pô, realmente uma visão muito interessante do que é o humor do povão hoje em dia, ou dos jovens de hoje em dia, pelo menos......

    Esta parada do 24, acho que virou mais uma questão de sacanagem do que propriamente uma piada, acredito eu. Sei lá, hoje a coisa vai mais na zoação mesmo..... vejo até mulheres zoando *experiência própria* xDDD.....

    Agora sobre os emos, realmente virou uma 'febre' sem sentido.... do nada eles apareceram e assim como eles, as provocações, piadas, e etc..... Acho que é uma grande coisa sem muito sentido... se são emos, legal, beleza...... é muito parecido com a questão do gay, que alguns colegas adoram xingá-los e dizem que se pudessem bateriam, espancariam, etc.... pra mim é uma coisa muito simples: quem é que dá o **, eu? Não, eles. Então por que vou me incomodar tanto com isto. Assim como os emos, também acho tudo isto uma grande besteira.

    ResponderExcluir
  13. .:17·58·48:. «Deachet» LOL
    .:17·58·52:. «Deachet» wakata!
    .:18·04·58:. «Deachet» realmente
    .:18·05·00:. «Deachet» é legal
    .:18·05·07:. «Deachet» eu consegui ler um post inteiro!
    .:18·05·22:. «Deachet» geralmente são chatos, esse teve um conteúdo que me predeu =) Depois vou ver o resto.

    A dona Luiza_chan mandou colar isso aqui, é melhor, pra manter a integridade física e mental!
    Quase morri só por ter esquecido disso!

    Mas no fundo, gostei. Continue asssim. =]

    ResponderExcluir